Mirian de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro. Graduou-se em Filosofia e em Educação Artística. Defendeu Tese de Doutorado em Filosofia, lecionou Estética nos Programas de Graduação e de Pós-Graduação da UFRJ. Nos dias atuais, dedica-se à poesia, à crônica e desenvolve estudos sobre cultura brasileira.
Mirian é autora dos seguintes livros de poesias: Cantos do Visitante (Edição da Autora), 1999; Teia dos Labirintos (Ed. Escrituras), 2004; O Camaleão no Jardim (Ed. Quaisquer), 2005; Travessias (Letras Contemporâneas), 2006; Violinos de Barro (Ed. Escrituras), 2009, que foi classificado em 1º lugar / Prêmio Adalgisa Nery, no Concurso Literário Nacional e Internacional da UBE-RJ, em 2010. Em 2011, publicou os livros Nada mais que isto (Ed. Scortecci) e 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (Ed. Galo Branco), e em 2012, os livros Roteiro de Mitavaí (Ed. Oficina do Livro) e A costura na arte de Alê Prade (Ed. Letras Contemporâneas). Nos anos seguintes, publicou ainda os livros: Vazadouro (Ed. Escrituras), 2013; A carnavalização na arte poética de Oleg Almeida (Edição virtual ISSUU, Calaméo e Youblisher), 2014, agraciado com o Prêmio Vianna Moog (primeiro lugar na categoria de livro), no Concurso Literário Internacional da UBE-RJ / 2012, e Wega Nery - Paisagens Íntimas (Ed. Pantemporâneo), 2015.
Como ensaísta, Mirian publicou inúmeros trabalhos em edições especializadas, sendo também autora de posfácios, prefácios, capítulos de livros e textos para catálogos de exposições. Em 2004, veio a público A Escultura de Valdir Rocha (Ed. Escrituras) e, em 2006, Metamorfoses na Poesia de Péricles Prade (Ed. Quaisquer). É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos Arte; da UBE / RJ e SP e do PEN Club. Dentre os prêmios literários na área do ensaio, incluem-se o Vianna Moog (pela Brasilidade na Pintura de César Romero) e o Geraldo de Menezes, conferidos à autora pela UBE / RJ em 2007. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
CÉSAR ROMERO nasceu em Feira de Santana, Bahia, no ano de 1950. Autodidata, iniciou-se em artes plásticas em 1967.
No Brasil, participou de mais de 500 coletivas e 47 individuais. No exterior, teve 50 coletivas e 10 individuais. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Obteve 44 prêmios de pintura, 5 de fotografia e 4 Salas Especiais. Possui trabalhos em 48 museus brasileiros. Há inúmeras referências nacionais e internacionais sobre seus trabalhos em livros, dicionários, revistas e jornais. Sua fortuna crítica consta de 123 textos de especialistas em arte brasileiros, e 12 estrangeiros.
Crítico de arte filiado à ABCA e à AICA, recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea) em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado por atuação no ano), em 2004 e 2010. Em 2015, recebeu da ABCA o Prêmio Destaque Especial por seus 40 anos escrevendo na imprensa baiana, sobre arte e artistas, um recorde nacional. Em 2016, recebeu a Medalha Thomé de Souza, máxima honraria da Câmara Municipal de Salvador.
Tem formação científica em medicina psiquiátrica. Vive e trabalha em Salvador, Bahia.
Expoart.com.br
(71) 99972 7474
Mirian de Carvalho
Jonathas Medeiros
Thomas Smith
Da autora